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Carta de Opinião

segunda-feira, 30 setembro 2019 06:03

Samora e Eu (cont.)

Ao fim de quase cinco minutos a porta deixa de bater, dando lugar a um duplo silêncio: o meu e o da batida da porta. E do outro lado da porta uma voz anuncia que o “boss” (Samora Machel) mandou avisar que passará depois das eleições, pois o tempo eleitoral não é propício para visitas que não sejam de caça ao voto. Confesso que a notícia foi um alívio e assim preencho o resto da noite com algumas e pequenas lembranças de episódios urbanos de protesto pacífico nos tempos de Samora Machel.

 

Por muito tempo guardei de pequeno a imagem de um marinheiro branco da tripulação do barco à gasolina que fazia a travessia Maxixe- Inhambane. Da escadaria da porta do barco, o marinheiro contemplava nostálgico as ondas do mar como se estivesse a despedir de algo especial e que também lhe pertencia. Recordo que eu me interrogava: o que será que ele tanto vê nas ondas? Na segunda visita de Samora Machel tive a resposta: eram as ondas da liberdade. As ondas que naufragaram quinhentos anos de domínio colonial. E de certeza que foram as mesmas ondas que depois da independência comprimiram paulatinamente a liberdade conquistada.

 

Na época, à escassez de alimentos se juntou a de liberdade. E uma das formas de protesto foi o significado que o povo atribuía ao nome das marcas dos automóveis que circulavam com dirigentes na altura. Os famosos LADA e NIVA. Estes automóveis, para quem não se lembra ou que não saiba, proviam dos países ditos aliados naturais e socialistas: as defuntas URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e a RDA (República Democrática Alemã). O LADA ao passar pelas artérias da cidade o povo, em voz baixa, dizia: Leva Atrás Dirigente Analfabeto. E a resposta vinha logo no carro seguinte, o NIVA: Não Importa Vamos Andando.

 

Uma outra maneira de protesto urbano foi através do desporto, sobretudo o futebol. Tenho dúvida que era só o bom futebol que justificava as enchentes do Estádio da Machava ou de outro recinto desportivo. Penso que boa parte do público ia ao estádio para viver em pleno 90 minutos de liberdade. E o trio de arbitragem – coitados – era sempre usado como o alvo do destino dos protestos.

 

Outra forma de protesto era não acompanhar o “viva” ou saudar o dirigente. Uma vez, eu e um amigo arriscamos esta opção. Nos comícios orientados por Samora Machel, fora longos e obrigatórios, não se deixava sair até que se anunciasse a retirada do presidente. Uma das vezes, na praça da independência, eu e o tal amigo fomos violentamente impedidos por militares, os célebres “PMs”, numa tentativa inglória de saída. Éramos miúdos e não sabíamos que a liberdade conquistada tinha horário de funcionamento e nem havia excepção de idades.Por conta da dor e de não podermos sair decidimos que da próxima vez que nos avistássemos com o presidente não lhe saudaríamos como gesto de protesto.

 

O dia não tardou. O presidente acabara de receber um seu homólogo (creio que foi o presidente Pinto da Costa de São Tome e Príncipe) e vinham no Jeep presidencial. O Jeep Já por perto, todo o mundo saudava e menos nós. O presidente Samora Machel nota, deixa de saudar a multidão e segura com firmeza a barra do Jeep. Em seguida direcciona e executa um zoom fulminante do seu temido olhar, culminando com a nossa tímida saudação.

 

Por esses tempos e na ex-metrópole, Portugal, um amigo conta que em Lisboa, capital portuguesa, ficou estupefacto com o nível de protesto popular. Numa parede e a propósito de uma visita de Ronald Reagan, na altura presidente norte-americano, estava gravado: “Reagan go home and take Soares with you”. Soares era na altura presidente ou chefe do governo português. Por cá e nos anos oitenta quando rebentou a febre de pichar os muros da cidade (outra forma de protesto) não se chegou a esses níveis. Não imagino algo parecido numa visita ao país de Mikhail Gorbatchev, então alto dirigente da URSS.

 

Outro episódio marcante e que o tal amigo presenciou em Lisboa foi a ousadia de um casal de idosos que lançava impropérios contra uma comitiva governamental em sinal de protesto contra o pessoal que vivia, folgadamente, às custas do erário público. O marido mandava vir e bem alto gritava “seus marqueses de pombal” em alusão a um estadista que marcou a política portuguesa nos tempos da monarquia.

 

A mulher corrigiu o marido, dizendo que a referência estava desactualizada. Para a senhora devia ser: “seu primeiro-ministro, seu deputado, seu secretário de estado”, entre outros cargos da vida pública portuguesa que vivem sugando o erário público. Imagino que o estimado leitor esteja a pensar o mesmo por estes lados da pérola do índico. Acrescente à lista: “seu cabeça-de-lista”.

 

Depois da independência uma das primeiras obras de vulto na cidade de Maputo foi o processo de instalação de cabos subterrâneos da empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM). Não me recordo o ano, mas provavelmente depois da morte de Samora Machel. A empresa encarregue da obra foi uma oriunda da Itália de nome SIETTE. Esta empresa foi quem iniciou com a política de abrir buracos na estrada e não tampar. Em protesto e de surdina, o povo dizia que SIETTE significava “Somos Italianos Esburacamos Todo o Tipo de Estradas”. Aliás, outros tipos de buracos, estes de ordem financeira, devem ter iniciado por estas alturas.

 

Já se faz madrugada e oiço o roncar de um carro. É tempo de dormir. Este ronco lembra-me histórias dos mais velhos sobre um outro carro oriundo dos aliados naturais de Moçambique. O ronco inconfundível do não menos famoso UAZ/WHAZ, um carro esverdeado ou da cor de caqui que os mais velhos temiam. Outros tempos.

Já se foi pouco mais de um ano, após a morte do presidente da RENAMO “Dhlakama”. Homem, este, cujo, discurso característico, a maioria guarda-lhe na memória. E no desenrolar do percurso desta formação política (pós, Dhlakama) muitos voltam à história para melhor perspectivar o futuro.

 

            É um facto simples que moveu comigo para escrever este artigo. Penso sobre o futuro que em pouco tempo de esperança dado pela assinatura do Acordo de 6 de Agosto de 2019 entre o Governo e a RENAMO no seu nível mais alto de ambas as partes e que em pouco tempo é contestado por uma parte da perdiz. O que está por de trás dessa facção interna na RENAMO? Será que é movido por uma má gestão do processo das negociações que conduziu as partes à assinatura do Acordo recente?       

 

Bom. Todas as hipóteses podem ser prováveis. Numa das conferências dirigida pelo Afonso Dhlakama nas serras de Gorongosa, (a última quanto ele em vida), no seu discurso abordou sobre o futuro do seu partido. Isto é, pensar na liderança desta formação política, onde, alertou que não se devia apenas centralizar-se na sua pessoa, pois a qualquer momento partiria sem volta e o partido não poderia parar por aí. Alertou ainda que a sua formação é política e democrática; diferentemente da estrutura tradicional. Onde, a sucessão é automática, de pai para o filho.

 

“…tem de se pensar no futuro da RENAMO, a comissão política pode propor quem pode dirigir o partido e se for eleito, eu, até, posso ajudar (…). Mas tem de se propor alguém que nos represente melhor, caso não, seremos envergonhados. Ah eu, ah eu é que estudei muito…ah eu, ah eu sou independente…seremos envergonhados. Temos que propor alguém capaz.” Pelas palavras disse Afonso Dhlakama.

 

Nesse discurso, o líder, ainda deu a possibilidade de haver facção interna movido por vários motivos e em viva voz disse: “haverá alguém que dirá que ele também pode dirigir, e isto, pode criar baixa ao partido”. Apelou ainda, que deveria se tomar cautela e paciência neste processo tendo em conta a complexibilidade da matéria. Esta profecia, hoje, está cumprida.

 

            A RENAMO reuniu-se numa conferência extraordinária, logo, após a morte do seu líder e indicou-se o líder interino para coordenar o partido e em especial o processo negocial da paz efectiva com o governo esperando o congresso que decidiria quem dirigiria esta formação política. O congresso realizou-se e elegeu democraticamente Ossufo Momade ao cargo de presidente da perdiz.

 

Pouco tempo depois, fomos apanhados de surpresa. General Mariano Nhongo acusa o líder de homicídio, promete-o a morte, declara o não reconhecimento do mesmo como líder e avança que a RENAMO juntar-se-ia para eleger seu presidente que levaria ao cabo todo o processo DDR. Os alegados mortos pelo líder provaram estarem transferidos e em vida. Os militares juntaram-se e elegeram Mariano Nhongo numa confusa designação: presidente da RENANO ou líder da Junta Militar da RENAMO (uma designação que penso ser encontrado no dicionário jornalístico para puder informar de forma específica sobre este grupo). Este grupo exige a renegociação do processo de paz e o adiamento das eleições de 15 de Outubro para melhor se preparar e ameaça usar força caso contrário.

 

É visível a olho nu o que Afonso Dhlakama prevera à sua sucessão de liderança. Há facção interna na RENAMO que periga Moçambique no seu todo. E, se este caso não se controlar de imediato penso que as baixas previstas não serão apenas para a RENAMO, mas para o Governo (independentemente dirigido com que partido que for a ganhar as eleições deste ano). Falo do Governo, pois, este vera sobre o bem-estar do povo, o escudo que será usado, e, é imperioso que o Governo esteja presente para aliviá-lo de qualquer mal. Daí, não vejo ninguém de boa vontade que pare para assistir este problema e que diga o problema é da RENAMO. Logicamente o problema é da RENAMO, mas as consequências serão de Moçambique no seu todo. Outros partidos podem tirar proveito disto, conquistando o eleitorado caluniando como afirma JENS ERDMANN em “A calúnia como instrumento da política (1941) ”.

 

O meu apelo é, todas forças vivas de Moçambique como no mundo inteiro têm de fazer a sua parte para que se ultrapasse esse impasse pacificamente. O meu muito obrigado

Nada mais rico e interessante como a possibilidade de " Pensar Moçambique" em momento de campanha eleitoral, entendo aqui por campanha como o 'contrato', namoro, a sedução, o assédio, a troca de mimos e carinhos, os olhos lindos, a exibição de charmes e danças, a busca pela empatia e alteridade entre os políticos e potenciais eleitores, entre os manifestos e os eleitores, entre o debate de 'ideias', entre os partidos com vista a melhor piscar os olhos para os potenciais eleitores, e porque não, entre os propagandistas e as suas capacidades de melhor manipular com recurso as tecnologias de informação aos  potenciais eleitores. 

 

"Pensar Moçambique" já o fizerá Doutor Eduardo Mondlane (1969) no passado, e faz sentido indagar nesta temática em 2019, se sim, como fazê-lo? Pois, o nosso país que se pretende plural carece de reflexões de todas e de todos predispostos em fazê-lo, com ou sem ideologia, com ou sem cores, no final, as lutas dialéticas e epistémicas sobre Moçambique devem ser livres e espontâneas, sem caixas, sem grupinhos e sem donas e donas, até porque as lutas do Doutor Eduardo Mondlane em representação de um grupo plural, que nem sempre foram dentro da mesma panela, continuam presentes e actuais, e hoje com a vantagem de podermos Pensar Moçambique de maneira plural rumo a uma reconciliação, reparem que o silêncio é inimigo não só da paz, mas particularmente da reconciliação.

 

Moçambique é um exemplo natural deste antagonismo, paz e reconciliação. Pensar Moçambique pela sociedade, pela academia, deve ser algo normal, visto que os partidos e os governos não gozam da prerrogativa do monopólio deste debate, até porque a própria cultura de subserviência confundida com respeito pode não ajudar estas duas instituições a procederem e fluírem neste debate. 

 

O desejo e o debate académico 

 

  • Por onde anda a nata e a cereja académica (mais localizada no quotidiano académico)  ou intelectual (mais localizada na sociedade como um todo) moçambicana no espaço dos debates no contexto da campanha?
  • Desejando este grupo pode fazê-lo em segurança?
  • Por onde as 53 Instituições de Ensino Superior (salvo erro), neste momento de barulho construtivo, optaram ou 'optaram' pelo silêncio?
  • O silêncio no lugar da fala em momento de Pensar Moçambique, seria 'normal' ? 
  • Os activistas sociais encontram espaços nas Instituições de Ensino Superior (IES) para Pensar Moçambique?
  • Precisam os debates e as reflexões sobre Pensar Moçambique em época de campanha ter lugar nos hotéis, com tanta infraestrutura boa nas IES?
  • Last, but not least, o que desejam os 'camaradas reitores' face aos debates em prol de uma sociedade autónoma e esclarecida e como reagem os 'camaradas reitores' quando são confrontados por este desejo vindo da nata académica e ou intelectual?

Assumo que o normal e o anormal, assim como a nossa capacidade seletiva depende do contexto e muitas vezes, a geografia do poder tem sido determinante. Mas, em época de campanha ficaria uma luta contra a força do vento tentar justificar a ausência de um 'desejo' por um debate de ideias progressista em prol de Moçambique, não há Moçambique sem ideias, a força braçal tarde ou cedo se ressentirá do vazio de ideias.

 

Os partidos fazem aquilo que melhor conhecem, ou seja, fazem a campanha com base nos nossismos, nos seus euismos, nos seus pessoimos e nos seus meuismos, ou melhor, estão numa panela fechada cheia de ' eu desejo (s)' e como sabem que o mundo deles não procede sem a nossa cumplicidade, entramos numa bola de neve psicanalítica, onde o ' eu desejo' nos é socializado como sendo ' nosso desejo'. 

 

Precisamos desta passividade ' eu desejo versus nosso desejo'? Acredito que esta passividade só ganha espaço com a nossa cumplicidade, visto que a campanha precisa ver vista e percebida não como sinónimo daqueles que fazem política activa, mas e sobretudo de toda e de todo moçambicana\o com interesse em pensar e falar sobre esta temática, respeitando aquelas e aqueles que de forma consciente optam por observar em silêncio, até porque existe uma longa tradição da figura dos ediotes políticos (Grécia antiga). 

 

Mas o interessante e importante é a urgência da classe política perceber que eles devem fazer parte e ser uma força para que o debate académico sobre Pensar Moçambique possa fluir e ser uma prática, libertando assim os ' camaradas reitores' para que estes possam fazer muito bem o seu papel de bem servir rumo a uma academia e sociedade autónomas e com liberdade de expressão. 

 

Existindo académicos e intelectuais com o ' eu desejo social' ou seja, com desejo de debater e pensar em prol do país, imagino que estejam a passar por um conflito interno titânico, uma batalha entre 'falas e silêncios' estruturais e institucionalizados, entre o eu real (silêncio) e o eu ideal (falar). Ouçam, optar pelo silenciamento dos pensamentos, desejos e atitudes, leva as seguintes categorias psíquicas, a saber, 

 

  • Legitima uma forma silenciosa no debate académico e na sociedade;
  • Legitima a cultura do medo;
  • Legitima a cultura de uma sociedade subserviente;
  • Legitima de forma cúmplice que: 1. pensar pode ser perigoso; 2. que pensar diferente pode ser  pecado ou crime; 3. pensar out of the box pode ser um risco;

Estas categorias podem ser vistas de forma societal, ou seja, estrutural (de fora para dentro). Mas na dimensão de indivíduo (de dentro para fora) pode levar aquilo que designamos por desindividualização, e sem deixar de lado os danos na sua psique, a saber: 

 

Vulnerabilidade; Perca de autonomia; Desconfiança excessiva; Passa a agir sempre na reativa; Liberdade muito limitada pelo sentimento de medo e insegurança; Próximo do mundo mental da frustração e ;Consciência inconsistente.

 

Mas no lugar de lutar internamente na mente e com a consciência, o que se pode fazer é criar alianças com aqueles poucos que já passaram por esta fase e valorizam mais a sua consciência do ' eu desejo social'. Não se esqueçam do seguinte, quando nós falamos e somos livres para pensar, encontramos um conforto interno e ajudamos muito a nossa saúde mental. Se notarem, durante os comícios os políticos e os membros, simpatizantes e curiosos trocam muitas gargalhadas, pois, para muitos aqueles momentos são de libertação e de desejos (cruzamos aquilo que ouvimos com os nossos viés).

 

Last, para os 'camaradas reitores' e para os políticos no activo com o martelo da geografia do poder, pensar este momento sem debate seria surreal, pois, para a sociedade, para a academia, não deve existir a seguinte frase 'não é bom momento', para um debate de ideias, sempre é bom momento em prol de um país autónomo e esclarecido. Não há desenvolvimento, não há crescimento sem confronto de ideias e as academias não devem ser vistas como lugares privilegiados do silêncio, o silêncio não deve encontrar espaço nas academias, as mesmas devem ser os verdadeiros celeiros, terrenos, machambas das ideias, estas por sua vez, devem aceitar as culturas dentro delas. Quem trabalha em instituições académicas, deve saber que em momentos de campanha tem uma responsabilidade acrescida perante a comunidade académica e a sociedade em geral. 

 

' As academias não têm cores, nos corações das academias cabem todas e todos '.

 

"Desejo do desejo pelo outro", campanha como desejo

 

A política é uma forma de desejo, que na sua génese se pretende ' eu desejo social'. Os políticos são aqueles que melhores narrativas sabem encontrar para socializar os seus ' desejos ' junto aos membros, simpatizantes e a sociedade como um todo. Pois, a percepção que se tem dos desejos dos políticos e dos seus partidos são importantes neste processo de ' namoro '. 

 

A campanha pode ser percebida como sendo um momento de apetite, um momento de consciência de si que almeja a servidão do outro, um momento onde os partidos políticos querem que eles (comícios, manifestos, músicas, danças) sejam o status quo, onde eles são o centro das atenções. As campanhas necessitam da presença do 'outro ', um outro submisso, obediente, só assim ela alcança os seus intentos, visto que o desejo encontra o seu pilar no outro. Acampanha é um momento de 'dialética' de desejos (Lacan), da reciprocidade (Fanon), ou seja, a busca de ser reconhecido ( Kojéve) e aceite pelas massas. 

 

Em Moçambique, para as Eleições Gerais de 15 de Outubro de 2019, concorrem quatro candidatos às Presidenciais e vinte e seis Partidos Políticos às legislativas e provinciais, que significado têm estes números no desejo do desejo pelo outro? Desejam coisas diferentes para o povo moçambicano? Temos clareza sobre o que eles desejam? Podem estes desejos fluir sem debates inter-candidatos e partidos?

 

No mundo dialético dos desejos, onde o desejo (auto-consciência) reconhece que precisa do desejo do outro (eleitor), para o caso moçambicano, cada candidato presidencial funciona dentro da consciência de si (desejo pelo centro das atenções), com seus manifestos e os quatro precisam da figura e presença do outro para que este seja dominado e satisfaça os seus desejos. Pois a consciência de si necessita da outra consciência, consciência de si mediante o outro e estas consciências interagem, uma como ' senhor' e outra como ' escravo'. 

 

Campanha como desejos deve prever primeiro e acima de tudo um continuun entre o desejo dos potenciais eleitores e os desejos dos partidos políticos (e seus cabeças de lista), significa que estes desejos de forma ética e saudável devem fluir e comunicar. Esta dialética entre os desejos dos eleitores e dos partidos políticos não deve funcionar na lógica " Do Senhor e do Escravo ", onde a relação de dependência em benefício do ' senhor', que sabe que não sobrevive sem a presença do 'escravo'. Mas uma relação com base num continuun entre o senhor e o escravo ou melhor, com base num continuun entre o escravo e o senhor, onde o escravo saiba que ele é o centro das atenções e o senhor tenha consciência de si como um bom servidor. Para tal é necessário vencer o sentimento de medo e o silêncio. 

 

O ' Senhor ' pode funcionar como sol, mas não deve esquecer nunca que o ' escravo' é o protetor solar. O desejo do desejo do outro deve ser humanista e saudável, no lugar de desejos tóxicos. 

 

quinta-feira, 26 setembro 2019 08:31

Sando Lodge: tristeza e desolação

Na verdade este lugar entristeceu-se.  Feneceu. Perdeu todas as molécolas da cumplicidade que se foi enraizando na amizade desinteressada da juventude. E de nós, os sexagenários, já no fim da caminhada, levados para ali pelo contágio da alegria. Sando Lodge era o cântaro em si. Um pote puro. Uma espécie de palco onde todos cantavam e dançavam por dentro, deixando o resto  por conta das emoções. Aqui residia o sinónimo mais profundo da liberdade. Mas o que sobra agora, para o nosso desespero, são os fiapos da última luz deixada pelo entusiasmo de viver.

 

Sando Lodge fica aqui perto da minha casa, ao longo da baía de Inhambane. Já sem as sonoridades do bem estar que nos proporcionava no seu sossego. Sem a brancura das areias, ora pejadas da escória devolvida pelo mar à nossa ignorância. Tudo aquilo que nos dava paz e desejo de estar ali, sucumbiu: o espaço livre  e limpo, agora ocupado por desgraçados casebres, cujos ocupantes sofrem em tempo de marés enquinociais.

 

E se você quiser conhecer o testemunho de toda a poesia tecida ali, no roçagar dos corpos, depois dos copos, esse testemunho somos nós. Que não queriamos mais nada para além da brandura do tempo que nos embalava entre os braços da areia branca  e o peito das águas tranquilas do mar. Era isso que nos movia para o Sando Lodge. E bastava-nos.

 

Agora ninguém procura o lugar. Pior do que isso, ninguém fala dele. Nem o próprio Santana, o jovem tornado eixo pela simplicidade e humildade. Santana era, lado a lado com o Sando Londge, ou por detrás  disso, o mote para todo o júbilo. Agora ficou sozinho, ruminando a nostalgia do tempo que pode não voltar. Jamais. Até os flamingos já não passam perto para  estabailizarem a pressão do coração que se vai esvaindo. E para agravar a tristeza, aí estão as almadias quedadas em maré vaza.

 

O que dói é perceber que apesar do amor que alimentamos durante longo tempo, entre nós e as águas que se despejavam serenas nas areias brancas do Sando Lodge, já não há nada que nos liga. Ninguém quer saber do outro. Nem as noites de luar, que eram uma maravilha observadas a partir dali, nos afagam a dor de termos perdido um dos lugares mais prazerosos da baía de Inhambane. Nem as luzes que cintilam do outro lado, do lado da Maxixe, chegam para espantar a desolação.

 

Talvez um dia alguém cante uma música em homenagem ao Sando Lodge. Quem sabe!

segunda-feira, 23 setembro 2019 12:45

Samora e Eu

Tenho medo dos meses de Setembro e de Outubro. Temo que Samora Machel, o saudoso 1º presidente da pérola do índico, venha à minha casa e como sempre a altas horas. Da última vez em que bateu a minha porta foi no dia 19 de Outubro de 2016, data da sua partida em 1986. Abaixo uma transcrição considerável (e com alguns arranjos) de um texto (“a propósito de mais um 19 de Outubro”) que publiquei num dos semanários da praça. Depois volto aos meus temores.   

 

“Dia 19 de Outubro de 2016!De dez em dez anos, Samora Machel bate a minha porta. O som da batida é já do meu domínio, embora desta vez fosse menos sonoro, mas mais incisivo. Abro! Samora esboça um sorriso diferente, enquanto entra e caminha militarmente pela casa. Faço um compasso de espera e fecho lentamente a porta. Feito o reconhecimento, Samora conclui que estou só. Vou ao encontro dele para a saudação e, já próximo, ignora-me. Entre rodopios e assobios, vai andando pela casa dentro. Era a terceira visita de Samora. Bem ao estilo da ofensiva política e organizacional.

 

Isto está nublado. Penso. O que terá acontecido desde a última visita há dez anos (2006)? Pergunto aos meus botões. Silêncio total. Decido que o melhor é sentar e relaxar ao som das melodias revolucionárias e do sapateado das botas russas, calculo. De rompante, Samora interrompe a orquestra e com o indicador em riste pergunta:

 

 - Então! O Livro?

 

- Que livro? Respondo, dissimulando que não me lembrava.

 

Nessa última visita, a segunda, tinha-lhe prometido que escreveria finalmente o livro, retratando a “nossa amizade” com o título “Samora e Eu”, cujo prefácio (na verdade um postufácio) seria escrito por ele, conforme ficou combinado. Passam já dez anos.

 

A primeira visita (1996) foi depois de eu ter participado numa palestra ou algo semelhante orientada pela viúva (de Samora) Graça Machel, no Sindicato Nacional dos Jornalistas. Nesse dia, já madrugada, Samora encontrou-me a escrever os primeiros rabiscos, inspirado na palestra e num texto (redacção/composição) que escrevi num teste de língua portuguesa, anos antes, em que o mote tinha sido um artigo publicado, salvo erro, no jornal electrónico media-fax. No artigo, o autor referia-se a Samora como um homem amado por uns e odiado por outros.

 

A conversa foi tanta e prolongou-se até ao amanhecer. Confessei os 11 anos da “nossa amizade”. Na verdade, narrei factos e momentos vivenciados ou acompanhados por mim durante o seu consulado, desde o primeiro dia em que o avistei até ao dia em que me zanguei e cortei unilateralmente a amizade, observando uma trégua no período da sua morte. No livro de condolências, recordo-me de ter registado: Samora. Para os amigos, o amigo. Para os inimigos, o inimigo!

 

Na despedida, já com o sol a raiar, ocasião em que brindamos o reatamento da “nossa amizade”, Samora pediu que eu acrescentasse aos factos as minhas reflexões e pensamentos de forma imparcial. O desafio estava lançado. Acredito que esse desafio não seja só para mim e tão pouco para os que privaram directamente com Samora quer no seu dia-a-dia, quer no processo de libertação e governação do país.

 

-O Livro? Insiste Samora. E com um olhar de quem diz “daqui não saio, daqui ninguém me tira”, anota que no lugar de visitas periódicas de década em década, estará de olho todos os dias.” (fim da transcrição)

 

Por “ de olhos todos os dias” entendi que ele não iria esperar mais dez anos (2026) para voltar a bater a minha porta (a altas horas) e exigir o livro. Feliz ou infelizmente Samora ainda não me visitou desde o “encontro” de 19 de Outubro de 2016. Presumo que esteja ocupado com dossiers dos últimos desenvolvimentos do país. O facto de ele não ter vindo foi óptimo para mim, pois ainda não tenho o Livro ou algo que se pareça. E já passam dois anos. 

 

Hoje é dia 22 de Setembro. Dentro de seis, sete dias será a data do seu 86º aniversário natalício. Temo que ele venha por estes dias. Sinais não faltam. Tenho ouvido passos nocturnos com a cadência típica dos de Samora Machel. Se não for por estes dias de Setembro ainda resta o mês de Outubro que está à porta.

 

Já é madrugada. Estou diante do computador. Na secretaria o manuscrito - já com cor de ganga de caqui - em que repousam as primeiras notas, escritas na altura da primeira visita. Um trecho do manuscrito diz: “o que sinto por ele (Samora Machel) é uma miscelânea de amizade e animosidade. Em conversa com amigos uma vezes defendo-o e outras ataca-o veementemente”.

 

Seja como for tenho que apresentar alguma coisa caso ele apareça. Enquanto cogito, cochilo em busca de inspiração. Em seguida um silêncio. Um frio na barriga. De repente oiço a porta a bater de forma insistente. Será Samora Machel?

Para começar...

 

O presente comentário constitui a nossa percepção em torno do que os partidos acima mencionados dispõem nos seus manifestos políticos para os jovens moçambicanos. A nossa leitura baseia-se no que está escrito em cada documento analisado, não sendo assim nenhum estudo aprofundado. Por questões de equilíbrio metodológico, escolhemos os três partidos pelo facto destes estarem a concorrer para as eleições presidenciais, mesmo que não nos tenha chegado o manifesto político do partido AMUSI. Num cenário próximo, ficamos com a tarefa de fazer uma leitura que agregue somente os partidos que concorrem para a eleição legislativa, e sem assento parlamentar.

 

Entendemos ser importante esse exercício dado o facto de recorrentemente se colocar o debate em torno da(s) juventude(s) como central no discurso político nacional, mesmo que em dado momento da história esses mesmos jovens tivessem sido chamados a “seiva da nação” (Samora Machel, 1977), e noutro foram tidos como potenciais “vendedores da pátria” (Hama Thai, 2008). Aliás, os três partidos que serão alvo de análise, demostram o seu condão político-juvenil através da criação da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) para o caso da Frelimo, e das Ligas Juvenis para os casos do MDM e da Renamo.

 

Importa esclarecer que a colocação do termo juventude no plural representa, para nós, a dúvida teórica quando procuramos buscar um consenso. De facto, não conseguimos definir o que seria juventude(s), sendo o mesmo polissémico e socialmente ambíguo. Pensamos ser problemático falar de juventude moçambicana, razão pela qual propomos o seu uso no plural por considerar a multiplicidade na sua concepção sócio-cultural, biológica, política e económica.

 

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FRELIMO

 

Num total de 100 páginas, é na secção 3.1.4 (Título: Juventude – página 47) que o partido Frelimo trata da(s) juventude(s), na qual afirma: “A FRELIMO reconhece o dinamismo, perseverança, e espírito de liderança que sempre caracterizaram a juventude em todos os processos históricos que culminaram com transformações políticas e sociais profundas no País. O compromisso da FRELIMO em relação à empregabilidade e ao trabalho, a habitação, a promoção de pequenas e médias iniciativas empresariais, o aumento da produção e produtividade, a promoção da educação e a formação profissional tem como principal grupo alvo os jovens Moçambicanos.

 

Assim, a FRELIMO vai:

 

“Promover o associativismo juvenil, como um mecanismo de diálogo com as lideranças e de acesso às várias oportunidades de desenvolvimento; Promover iniciativas que contribuam para o fortalecimento do associativismo juvenil, com destaque para as iniciativas colectivas empreendedoras, para tornar os jovens actores cada vez mais preponderantes no combate a pobreza; Desenvolver programas e acções que contribuam para a materialização da Política da Juventude e demais instrumentos orientadores para o desenvolvimento da Juventude; Facilitar o acesso dos jovens à terra infra-estruturada, habitação condigna com crédito em condições concessionais de prazo e juro, bem como aos recursos de que o País dispõe;  Promover medidas que incentivem as iniciativas dos jovens, que concorram para o fomento de actividades geradoras; de rendimento e, para o desenvolvimento da economia nacional do País; Estimular a criação de iniciativas que incentivem a participação dos jovens nos processos de planificação e implementação de programas de desenvolvimento; Estimular nos jovens o respeito pelos direitos humanos, valores morais e éticos, o espírito patriótico e o sentido de justiça social e de género; Promover a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens e hábitos de vida saudável”.

 

Pela contagem feita, a palavra JUVENTUDE surge 5 vezes no manifesto do partido Frelimo.

 

MDM

 

54 páginas prefazem o manifesto do MDM, sendo que destas o assunto sobre a(s) juventude(s) surge na 46a página  (Título: Juventude, secção 4.11), na qual é referido que: “O MDM vê na Juventude a grande esperança de um Moçambique novo e para todos. A Juventude será o eixo inspirador e condutor da acção governativa do MDM. A Juventude será a prioridade do governo do MDM. Para o fortalecimento da juventude moçambicana, o MDM compromete-se, como sua grande prioridade para este grupo social, criar Postos de trabalho, Serviço de Acção Social Escolar e destinar parte do PIB para financiar o Programa Nacional de Habitação para a juventude. A participação e apropriação do processo do desenvolvimento por parte dos jovens vai merecer do Governo o maior empenho, como forma de reforçar e aprofundar a participação dos jovens e, como via privilegiada de assegurar patamares mais elevados de desenvolvimento económico e social”.

 

Para tal o governo do MDM irá ainda, entre outras coisas:

 

“Promover acções que estimulem o espírito empreendedor nos jovens de modo a envolverem-se activamente nos processos de desenvolvimento do país, adquirindo e aplicando habilidades que os tornem cidadãos produtivos e desenvolvam as capacidades de gestão e liderança; x Estimular através de uma educação sólida e continuada, o desenvolvimento de uma geração mais qualificada, melhor preparada, mais solidária e mais participativa; x Criar o Serviço de Acção Social Escolar em todas as Instituições Públicas e ou Privadas do Ensino Superior de modo a assegurar a igualdade de acesso ao Ensino superior por parte dos estudantes carenciados oferecendo maiores oportunidades de bolsas de Estudos; x Administrar durante o serviço militar cursos profissionalizantes nos ramos militares e outros de modo a conferir aos jovens um sentido de maior oportunidade e utilidade, tanto na iniciação de formação profissional como em apoios de natureza social e outros da sua vida particular; x Fortalecer a Juventude, implementando o Sistema Nacional de Políticas para a Juventude. Criando condições para uma maior autonomia e independência ideológica em estrito respeito e cumprimento da Constituição da República; Ampliar e consolidar as políticas de juventude, articulando em estrito cumprimento com o definido na Constituição da República;  Introduzir programas de divulgação da importância de se frequentar o ensino médio, técnico profissional e de artes e ofícios (...)”.

 

No manifesto do MDM, a palavra JUVENTUDE foi escrita 13 vezes.

 

RENAMO

 

São 44 páginas que compõem o manifesto do partido Renamo, e do mesmo a palavra JUVENTUDE foi escrita 4 vezes. Na página 23, (Título: A Juventude, secção 4.1.5), a Renamo diz que: “A intervenção das políticas públicas, no âmbito da juventude, deve ter como objectivos a promoção do emprego e a inclusão social dos jovens”.

 

Mais adiante, na página 24, o partido adianta que: “O Governo da RENAMO vai:

 

  •  Promover o acesso ao emprego.
  •  Instituir linhas de crédito de habitação bonificado para jovens ao primeiro emprego;
  •  Aprovar política de crédito favorável à aquisição ou construção de casa própria;
  •  Conceder bolsas de estudos por mérito a jovens”.

 

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O nosso comentário geral:

 

Colocados os três partidos, encontramos entre semelhanças, alguma ambiguidade do que chamamos no início deste comentário juventude(s) moçambicana(s). A forma como todos os partidos tratam os jovens – a partir de um conjunto com necessidades iguais – nos remete ao pensamento segundo o qual não há categorias sociais, culturais, políticas ou mesmo económicas do ser jovem em Moçambique, o que consideramos metologicamente errôneo.

 

Por um lado, dos documentos lidos apenas os partidos Frelimo e MDM apresentam a data de concepção ou aprovação dos respectivos manifestos políticos, sendo Julho para Frelimo e Maio para MDM.

 

Por outro lado, o elencar de problemas identificados por estes partidos como os que afligem os jovens, pode ser visto como uma estratégia que oculta, em grande medida, a potencialidade que se pretende encontrar nos jovens enquanto auto-didactas e donos do seu próprio caminho. Ou seja, os três manifestos são, na sua essência, um conjunto de soluções para problemas que consideram ser dos jovens, mesmo que em nenhum momento se explique como conseguiram determinar entre problema e não problema.

 

Contudo, notamos diferença no cuidado e uso dos termos para referir a intenção de cada partido, sendo que nesse quesito os partidos Frelimo e MDM surgem a usar de forma variada alguns termos que nos fazem entender que existe alguma intenção em colocar nos jovens a responsabilidade destes tomarem as rédeas do seu próprio desenvolvimento.

 

A Renamo apresenta, como vimos acima, quatro destaques nos quais vai intervir no tocante aos jovens, o que em comparação com os partidos Frelimo (oito promessas) e MDM (dezoito promessas) há uma larga diferença da quantidade textual e explicação das acções que se pretendem realizar, mesmo entendendo que a análise vai para além da quantidade das promessas.

 

Constatamos ainda que dos três partidos, apenas a Frelimo intercala as suas acções com fotografias, sendo que na secção da(s) juventude(s) fê-lo com uma foto que, pelo que se pode entender, representa duas jovens.

 

Mais ainda, entendemos que tornou-se recorrente a colocação do emprego e da habitação como centrais e necessários “problemas” a resolver quando se fala dos jovens. Talvez sim, mas talvez não. Aliás, não nos parece que estes dois elementos devam ser tratados de forma universal para a(s) juventude(s) em Moçambique. Não consideramos que esses sejam os “problemas primários” dos jovens em Moçambique, pois pensamos que não existe clareza na identificação de tais “problemas” numa dimensão de género, idade ou mesmo situação social.

 

Por fim, entendemos que continua polissémico caracterizar os jovens a partir de uma perspectiva biológica, ou por outra, faixa etária (18 aos 35 anos, por exemplo), sobretudo num contexto regional, continental ou mesmo mundial em que não existe consensos sobre a fórmula baseada na faixa etária.

 

*Os manifestos foram de acesso electrónico, sendo que copiamos taxactivamente o que cada partido político refere na secção sobre a(s) juventude(s), com excepção do partido do MDM que por opção tivemos que fazer um recorte na segunda página, dado o facto de se apresentar como demasiado extenso.

 

Ver os manifestos analisados em https://cipeleicoes.org/documentos/